Site do Museu Nacional Ferroviário obtém selo Prata de usabilidade e acessibilidade

A partir de agora o Site do Museu Ferroviário faz parte dos 18 sites portugueses com selo prata de usabilidade e acessibilidade e é o primeiro museu a nível nacional com este selo!

Desde o lançamento do site do museu em 2021, a Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado, entidade responsável por este museu, tem vindo a desenvolver esforços para melhorar ainda mais a acessibilidade e usabilidade deste canal de informação.

Apesar de ter sido apresentado com acessibilidade plena e de cumprir com o Dl83/2018, que previa o cumprimento da conformidade AA das diretrizes de acessibilidade de conteúdo Web até 2021, o site tem sido monitorizado para tornar mais robusta a compatibilidade com as atuais Tecnologias de Apoio e atualizações de navegadores e de dispositivos móveis.

As peritagens manuais de acessibilidade e implementações técnicas efetuadas permitiram corrigir erros apresentados pelos validadores automáticos, os quais fazem uma validação cada vez mais profunda e exigente, atualizar algumas técnicas para se adequarem à evolução de leitores de ecrã e dos navegadores, bem como melhorar a usabilidade do site.

Este compromisso do Museu valeu agora a obtenção do selo prata de usabilidade e acessibilidade atribuído pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), entidade responsável por validar o cumprimento dos critérios de atribuição dos selos e pela monitorização do estado da acessibilidade dos sites e das aplicações móveis dos organismos públicos.

Mas as ambições do museu não param por aqui. A próxima meta é alcançar o selo ouro de usabilidade e acessibilidade!

A comAcesso felicita o Museu e todos os que colaboraram para ser possível alcançar esta distinção e congratula-se por ter contribuido para esse feito.

visite esta obra prima em:
https://www.fmnf.pt/pt