10 anos de Marca Registada, 7 Selos de Usabilidade e 1 até já à Acessibilidade

No ano em que a comAcesso comemora o seu 10º aniversário enquanto marca, é hora de agradecimentos, de balanço e de reflexões. É hora de recordar as origens, as dificuldades e os sucessos. É tempo de guardar do passado a experiência para o futuro.

Agradecer, em primeiro lugar, aos que não me deram oportunidade na área de formação pois, assim, repescaram-me para a área das TIC e da acessibilidade. Depois, agradecer ao @Ricardo Monteiro por me ter permitido continuar com o projeto comAcesso. À @Acesso Cultura por ter confiado no meu trabalho e ter reforçado essa confiança ao longo dos anos, com as diversas formações e colaborações em projetos de acessibilidade de sites. E à @INSIA – Sistemas de Informação, pelo apoio no alojamento e manutenção do site da comAcesso.

Agradecer ao Eng. @Cláudio Esperança pelo apoio imprescindível até para ultrapassar inacessibilidades de ferramentas de acessibilidade e à @Manuela Francisco pelo companheirismo nas conferências que participamos, apoio incondicional nesta jornada pela promoção da acessibilidade e pela oportunidade de coautoria em artigos científicos. E ainda a todas as pessoas que me incentivaram e me apoiaram para continuar este caminho.

Quando o projeto comAcesso foi apresentado, em 2011, por Ricardo Monteiro e Norberto Sousa, a teoria sobre acessibilidade já era muita, mas a prática era escassa, forçando o Ricardo a apostar noutras áreas, pois a vida não vive só de sonhos. Por persistência, teimosia ou simplesmente por necessitar da acessibilidade, continuei a promover o projeto, transformando-o em marca em 2014.

A conta-gotas foram surgindo projetos, formações, colaborações em artigos e em conferências. Lentamente foi-se conquistando o reconhecimento de um trabalho de excelência, porque a acessibilidade é demasiado importante para ser implementada sem responsabilidade. Infelizmente, atingir um objetivo nem sempre depende de nós, mas apesar de tudo o balanço é positivo. O trabalho e a resiliência fizeram com que vários sites e Apps superassem a conformidade da acessibilidade do W3C, fazendo com que muitos conseguissem ser os primeiros a obter o Selo de Usabilidade e Acessibilidade nas respetivas áreas.

E após uma década enquanto marca, é gratificante ver que as entidades que tiveram contacto com a comAcesso já incluem a acessibilidade como um pilar fundamental dos seus projetos. É um orgulho constatar que muitos dos sites que tiveram a colaboração da comAcesso estão no topo dos diretórios do observatório da acessibilidade, tendo 7 desses sites sido distinguidos com o Selo de Usabilidade. E muitos outros ficaram orientados para alcançar esse objetivo, pelo que em breve poderão, naturalmente, surgir ainda mais projetos com Selo, como resultado desse trabalho.

Recordar ainda a criação do Guia de Produção de Conteúdos digitais Acessíveis, da música de promoção da acessibilidade e a coautoria em vários artigos relacionados com acessibilidade.

Mas chegou a hora de encostar a porta deste ciclo de serviços de consultoria para, com o mesmo empenho, vontade e profissionalismo, abraçar um novo projeto. Chegou o momento de fortalecer o interesse pela acessibilidade das sementes que foram sendo deixadas ao longo deste caminho. É hora de alavancar a implementação de acessibilidade em maior escala!

Por isso agradeço a todos os que contactaram com a comAcesso e desenvolveram com Acessibilidade!

Um “até já” numa NTT DATA perto de si,

Norberto Sousa