Ferramentas de validação automática

Desde o aparecimento das Diretrizes de acessibilidade para conteúdos Web WCAG 1.0, houve várias tentativas de desenvolver validadores automáticos que tornassem a análise dos Sites mais eficiente e menos trabalhosa. Tal como as WCAG, os validadores têm sido atualizados e, assim, têm melhorado a sua eficácia na deteção de erros já não só de acessibilidade, mas também de sintaxe HTML e de folhas de estilo CSS.

Contudo, estes avaliadores automáticos não são suficientes para garantir que o interface de um site ou um conteúdo esteja totalmente acessível. Por exemplo, no caso da descrição de uma imagem, os validadores não conseguem analisar o texto da descrição, podendo esse texto não descrever corretamente a imagem, não ser adequado ou até ser nulo. O mesmo se passa com a estrutura de cabeçalhos, podem existir mas não serem definidos corretamente ao longo do conteúdo. Como tal, esta avaliação deverá sempre ser complementada de forma manual, com reais utilizadores com conhecimento profundo das WCAG e com diferentes produtos de apoio. comAcesso garante-lhe essa avaliação profissional.

Nas seguintes listas encontra alguns validadores e outras ferramentas de validação automática por ordem de preferência comAcesso.

Validadores automáticos

AccessMonitor
Validador em português para WCAG1.0/2.0
Wave - Web Accessibility Tool
Validador em inglês para WCAG1.0/2.0/Section508
Total Validator
Validador em inglês para WCAG1.0/2.0/Section508
FAE – Functional Accessibility Evaluator
Validador em inglês para WCAG1.0/Section508

Outras ferramentas de validação

colorzilla
Plug in para verificar hexadecimal da cor.
colorcontrast
Site para verificar o contraste
Color Oracle
Software para simular visão de um site na perspetiva da pessoa com daltonismo